Muzambinho é bem aqui sul de Minas
Muzambinho é bem aqui sul de Minas
Muzambinho é um município brasileiro localizado no estado de Minas Gerais, localizado na região sul de Minas Gerais. A sua população em 2004 era de 21.975 habitantes. A área é de 414,0 km² e a densidade demográfica de 53,60 hab/km². Desde 10 de maio de 2010 é sede da Academia Sul Mineira de Letras.
Segundo a tradição, o nome da cidade se origina da palavra mocambo ou mocambinho, isto é, moradia utilizada pelos negros escravos fugitivos. A região teria sido habitada, antigamente, por negros que deram início ao povoado, desenvolvido graças à boa qualidade das terras para a agricultura. Com a formação do arraial, o povoado ficou conhecido pelo nome de “São José da Boa Vista”, outra denominação “São José da Boa Vista do Cabo Verde”.
Coronel Cesario Cecilio de Assis Coimbra
Em 8 de outubro de 1860, Cesário Cecílio de Assis Coimbranota 1 e o padre Próspero Paoliello nota 2 , em companhia de outros membros da sociedade, elevaram o povoado à categoria de distrito.
O “Almanaque Sul Mineiro” para o ano de 1874, pag. 390, aponta, também, como um dos fundadores, Antônio Joaquim Pereira de Magalhães.
O distrito tornou-se vila aos 12 de novembro de 1878, constituindo termo com as freguesias de Dores de Guaxupé e Santa Bárbara de Canoas (atual Guaranésia).
Tornou-se cidade e comarca em 30 de novembro de 1880, com o nome de Muzambinho. A câmara municipal foi instalada em 1881, assumindo Cesário Cecílio de Assis Coimbra como seu primeiro presidente, empossado pelo então presidente da câmara municipal de Cabo Verde, o cavaleiro da Imperial Ordem da Rosa tenente-coronel Luís Antônio de Morais Navarronota 3 .
Coronel Francisco Navarro de Moraes Salles
Foi sucedido, nas legislaturas seguintes (1894 a 1904), pelo cel. Francisco Navarro de Moraes Sallesnota 4 .
Atualmente, com a atuação do Setor e Conselho do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural, o município conseguiu tombar mais de 30 imóveis, para fins de preservação.
Geografia
- Altitude Média: 887 metros
- Temperatura Média Anual: 18º – tropical de altitude
- Precipitação Média Anual: 1605 mm
Comarca de segunda entrância, divisão do judiciário do estado de Minas Gerais, limita-se no lado sudoeste, com o estado de São Paulo, possui uma topografia acidentada, típica da região serrana, tem suas maiores altitudes naSerrinha dos Cristais, Catumbi, do Morro Preto e Serrinha.
Principais bairros rurais
Moçambo Palmeia Barra Bonita Três Barras Patrimônio Bom Retiro Ponte Preta São Mateus Campestre
Economia[editar]
- Índices (1999)
- Desenvolvimento humano: 0,75
- PIB: R$ 70.076.000
- Renda per capita R$ 3.312,03
- Consumo anual de energia elétrica: 1.7493.729 kW – (CEMIG)
A economia do município é baseada na agricultura, pecuária, artesanato. O principal produto, assim como em todo o sul de minas, é o café. A cidade é famosa também pela produção de doce de leite.
Educação
- Escola Estadual Coronel José Martins
- Escola Estadual Cesário Coimbra
- Colegio Estadual Professor Salatiel de Almeida.
- Colégio Lyceu – Anglo
- Escola de Educação infantil Uni Duni Tê – Positivo.
- Colégio Delta- Sistema COC de ensino.
- Escola Infantil Primeiros Passos
- Ensino superior
- Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia do Sul de Minas – Campus Muzambinho, fundada em 1950.
- Escola Superior de Educação Física de Muzambinho, fundada em 1971.