Capoeira Jepam 2013 em Pará de Minas
Capoeira Jepam 2013
Uma das novidades apresentadas pelo Jepam 2013 é a inserção de competições de artes marciais durante a sua realização. Na manhã do último domingo, 1º de dezembro, o ginásio poliesportivo do Clube Praça de Esportes do Pará ficou movimentado pelos alunos das redes municipal, estadual e particular de ensino praticantes da capoeira.
A arte marcial brasileira foi inserida dentro da competição como forma de divulgação e incentivo para os alunos que estão iniciando nesta pratica esportiva bem como aqueles que já possuem uma experiência.
Cerca de 70 estudantes atletas de seis a 14 anos gingaram e jogaram a capoeira, rodopiando e dando piruetas no ar. De acordo com o instrutor Pokémon a inserção da capoeira Jepam é mais um fator motivacional para o estudante e para os praticantes da atividade, afinal de contas a luta disciplina por meio da boa conduta e prepara a criança para enfrentar os problemas do dia a dia, retirando os jovens muita das vezes do meio da criminalidade.
O instrutor ainda ressalta que a capoeira é a única arte marcial brasileira e fica muito feliz com a valorização oferecida pela Prefeitura de Pará de Minas. De acordo com o Secretário Municipal de Esportes, Lazer e Turismo Roger Dupin, a inserção da capoeira e das artes marciais na XXIII Edição dos Jogos Estudantis de Pará de Minas é mais uma maneira de valorizar não somente o esporte coletivo como o futebol, mas todos os segmentos do esporte. É uma maneira de demonstrar que o esporte é valorizado e é reconhecido pela a atual administração, seja ela profissionalmente ou como forma de construção de novos cidadãos.
Ao término das atividades, todos os estudantes atletas receberam medalha de participação e incentivos para continuarem seguindo o caminho do esporte por meio da capoeira.
[RodUn]