Abadia dos Dourados - Minas Gerais

Conheça Abadia dos Dourados

Abadia dos Dourados do  Estado de Minas Gerais. Os habitantes se chamam abadiense.

Vizinho dos municípios de Coromandel, Monte Carmelo i Douradoquara, Abadia dos Dourados se situa a 20 km a Sul-Oeste de Coromandel a maior cidade nos arredores.

Situado a 787 metros de altitude, de Abadia dos Dourados as coordenadas geográficas do município Latitude: 18° 29′ 10” SulLongitude: 47° 23′ 4” Oeste.

Fundação intimamente ligada ao movimento de garimpeiros que ali chegaram por volta do século XIX com as notícias de jazidas de diamantes às margens do rio Dourado e da fertilidade das terras. Juntamente, vieram lavradores e outros que se fixaram no local.

Construíram casas em número crescente, enquanto as duas atividades básicas (garimpo e agricultura) impulsionavam o desenvolvimento do povoado.

A primeira capela a ser erguida no local foi dedicada a Nossa Senhora da Abadia, que, em virtude dos milagres a ela atribuídos, em Vila da Romaria, o povo a proclamou padroeira da nova localidade. Em 1862, eleva-se à categoria de distrito com o nome de Nossa Senhora d’Abadia, tendo como primeiro pároco o Padre Manoel Luis Mendes.

O primeiro topônimo foi Arraial do Garimpo,e após a construção da capela de Nossa Senhora de Abadia e a proximidade do Rio Dourados, provocaram suas mudança pra Abadia dos Dourados.

 

Mesmo com a evolução rápida do local, ainda hoje se sustenta nas mesmas bases de sua origem , o terreno que foi construído o patrimônio da Paróquia foi criada em 1886, foram doados pelas Famílias Arrudas e Esteves dos Santos, Nessa Época, o nome do distrito já tinha sido mudado para Abadia dos Dourados; Em 1949, já era municipio, desmembrado de Coromandel.

 

Fato Histórico importante de Abadia que merece investigação. Segundo Laerte Esteves dos Santos, bisneto do fundador da cidade, Manoel Esteves dos Santos, seu bisavô era amigo íntimo de Tiradentes que veio foragido de São João Del Rei para Abadia dos Dourados, e com ele trouxe inúmeras Cartas de Tiradentes.

Estas Cartas estavam em um Baú de metal que foi enterrado por volta do ano de 1965, pelo avô do Sr. Laerte, em um local próximo da Cidade. Os Sr. Sebastião Vilela e o Sr.Zico Esteves que descobriram o local e esse fato por que a neta do Sr. Laerte estava presente quando sua Vó enterrou o Baú e ela mesma mostrou o local para o Sr. Laerte e o Sr. Zico, como já se passaram vários anos que o Baú foi enterrado,somente com uma pesquisa de Arqueológica e com bastante Calma poderá se encontra essa Joia Cultural.

Serviços públicos

Comunicações

  • Telefone Fixo: OI
  • Celular: OI
  • Emissora de rádio: 1 Ativa FM 87,9

Água e esgoto

  • COPASA.

Energia elétrica

  • CEMIG

Saúde

  • 1 Hospital (capacidade: 42 Leitos) e 2 Postos de Saúde

Galeria de Fotos


no images were found


Video



Mapa



Curta nossa página do Visite Minas no FaceBook

Mais Notícias sobre Abadia dos Dourados ? Veja mais notícias sobre Abadia dos Dourados