Caeté... Um Passeio pela história.

Caeté… Um Passeio pela história.

Sempre em busca de ouro, prata e metais preciosos, os bandeirantes e escravos peregrinavam pelas Minas Gerais do século XVII. É nesse cenário que surge a cidade de Caeté. Em 1701, o sargento-mor Leonardo Nardez Sisão descobria minas de ouro em regiões densas de mata virgem.

O que logo originou o nome do município. Na língua indígena, Caeté significa mato denso ou mata virgem. Em 26 de Janeiro de 1714, o governador Dom Braz Balthazar da Silveira decretou a criação da Vila Nova de Caeté, nome que anos mais tarde se resumiria a apenas Caeté. No contexto histórico, um dos períodos mais marcantes do município é a Guerra dos Emboabas.

Por volta de 1708, Caeté se tornará o berço do conflito. As origens do movimento, de caráter basicamente econômico, partiu de um incidente entre bandeirantes e moradores locais. Devido a grande repercussão em várias localidades mineiras, foi se formando a Capitania das Minas, que até então era ligada ao Estado de São Paulo. No entanto, com o período de decadência das minas, Caeté acabou tendo sua categoria de Vila anulada, mas logo restaurada. E foi em 1840, que a cidade foi emancipada e se desmembrou do município de Sabará. O núcleo se desenvolveu próximo do vale do córrego Caeté, em traçado logitudinal e orgânico.

Preservando ainda características urbanas e arquitetônicas da ocupação setecentista, resguarda também exemplares que retratam o declínio da mineração no século XIX, e o crescimento industrial com grande expansão da cidade no século XX, acarretando a busca pela modernização do município.Caeté fica a apenas 53 Km de Belo Horizonte e possui tradição religiosa, agraciada pelo Santuário de Nossa Senhora da Piedade, a 1783m de altitude. Entre igrejas e capelas é possível seguir as trilhas e chegar à Cachoeira de Santo Antônio, no Distrito de Morro Vermelho. Caeté tem em sua totalidade 40.786 caeteenses.

 

Curta nossa página do Visite Minas no FaceBook

Mais Notícias sobre Caeté ? Veja mais notícias sobre Caeté