Angu Mineiro
Angu Mineiro
Angu é um prato típico da culinária brasileira preparado geralmente com fubá (farinha de milho). Nas regiões em que houve influência de imigrantes italianos, o angu passou a ser conhecido como polenta, prato italiano com receita praticamente igual.
Além da farinha de milho, o angu pode ser preparado com farinha de mandioca, distinguindo-se assim do angu de fubá ou angu de milho.
O nome angu vem da palavra àgun do idioma africano fon da África Ocidental , onde a palavra se referia a uma papa de inhame sem tempero. No entanto, desde 1498 os portugueses começaram a propagar o milho pela costa africana, começando na bacia do Congo.
A palavra angu passou a ser usada no Brasil para papas feitas com farinha de mandioca ou de milho, as quais eram acompanhadas por miúdos de carne de vaca ou de porco.
Com o tempo, a palavra angu passou a ser usada apenas para as papas feitas com fubá, enquanto as papas feitas de farinha de mandioca passaram a ser chamadas de pirão.
Na primeira metade do século XIX, o artista e cronista Jean-Baptiste Debret, em Voyage pittoresque et historique au Brésil, descreve a venda do angu de farinha de mandioca.
INGREDIENTES
Comida de senzala, o angu à mineira não leva sal. Reminiscência talvez do Brasil colonial, quando o sal pagava quinze vezes o seu valor no Rio de Janeiro em impostos.
2 litros de água fervendo
½ quilo de fubá mimoso
MODO DE PREPARO
Desmanchar o fubá num pouco de água fria ou jogar o fubá na água fervendo em chuva mexendo rapidamente. Com uma colher de pau mexer sem parar, com o fogo alto. Quando a massa começar a grudar no fundo da panela, reduzir o mínimo o fogo e continuar mexendo até despregar.
Se o angu estiver muito consistente, adicionar um pouco mais de água fervendo.Molhar uma forma e virar dentro o angu. Deixar esfriar um pouco e revira-lo numa travessa para servir.