Tico Santa Cruz, Lavie - Ouro Branco

 

Tico Santa Cruz, Lavie – Ouro Branco

Tico Santa Cruz, chega em Ouro Branco pela primeira vez!

Data: 15/02/2014

Local: Lavie

Luis Guilherme Brunetta Fontenelle de Araújo (Rio de Janeiro, 30 de setembro de 1977), mais conhecido pelo seu nome artístico Tico Santa Cruz é um músico, compositor, escritor e ativista social brasileiro. É o vocalista da banda Detonautas Roque Clube.


 

Carreira

Em 1997, em uma das inúmeras salas de bate-papo do precário início da internet discada no Brasil, os jovens Luis Guilherme e Eduardo Simão se encontraram.

E a simples pergunta de Luis (“Alguém aí toca algum instrumento?”), respondida em seguida por Eduardo, foi a semente para a transformação total da vida de ambos, Tico Santa Cruz e Tchello, e a senha para a formação da banda que, misturando o sol do Rio de Janeiro a madrugadas ora de festa, ora de introspecção em quartos trancados, tomou de assalto o país sob o nome de Detonautas Roque Clube.

Após o contato virtual, a hora da realidade. O mineiro Tchello saiu de Ilhéus, no litoral baiano, onde administrava uma pousada, e foi para o Rio, onde passou a tocar com Tico nas diversas formações anteriores do grupo. Com a entrada dos guitarristas Renato Rocha e Rodrigo Netto, do baterista Fábio Brasil e do DJ Cléston, o Detonautas chegou à sua escalação clássica que, após a gravação de uma demo, entrou em campo com o disco Detonautas Roque Clube, lançado pela Warner Music em 2002.

Com o sucesso do álbum, que emplacou os hits “Outro Lugar”, “Olhos Certos” e “Quando o Sol Se For”, a banda foi catapultada para o posto de uma das principais do país. A coroação se deu com a oportunidade de abrir os shows dos Red Hot Chili Peppers no Rio e em São Paulo, e, ainda, três shows do Silverchair. Fechando o ano com chave de ouro, os Detonautas faturaram ainda o prêmio VMB de banda revelação.

Sem deixar a bola cair, em 2004 o sexteto emendou Roque Marciano, seu segundo álbum de estúdio. Entre as faixas do trabalho, que rendeu ao grupo seu primeiro disco de ouro, quatro novos hits: “O Dia Que Não Terminou”, “O Amanhã”, “Só Por Hoje e Tênis Roque”. Após gravarem seu primeiro DVD, o Detonautas apresentou, em 2006, Psicodeliamorsexo&distorção, disco que trouxe à tona um som mais denso, pesado, sombrio, e, ao mesmo tempo, psicodélico.

Entre as principais faixas, “Você Me Faz Tão Bem”, “Não Reclame Mais” e “Insone”, esta última uma viagem sonora nebulosa de quase 20 minutos. No entanto, a faixa mais marcante é a delicada “Tudo Que Eu Falei Dormindo”, composta por Rodrigo Netto, que, em 4 de junho de 2006, aos 29 anos, se foi em mais um triste capítulo da recente história carioca.

Em 2008, pela Sony Music, é a vez de O Retorno de Saturno. Em uma nova guinada, a banda adota uma sonoridade mais suave e coloca nas paradas a faixa-título e o tributo a “Rodrigo Verdades do Mundo”. O trabalho, que também tem como destaques músicas como “Oração do Horizonte” e “Eu Vou Vomitar em Você”, foi indicado ao Grammy Latino na categoria melhor álbum de rock brasileiro.

Em seguida, uma nova reinvenção se deu com Detonautas Acústico Ao Vivo, CD e DVD acústicos gravados em 2009 no Pólo de Cine e Vídeo, no Rio de Janeiro. Presentes no registro, as inéditas “Só Nós Dois” e “O Inferno São os Outros” se tornaram sucesso em rádios de todo o país. Após um mini-turnê pelo Japão, em 2010, e da entrada, em maio de 2011, no RockWalk Brasil, a calçada da fama do rock brasileiro, a banda vive o processo de gravação de seu quinto álbum de estúdio.

Enquanto o trabalho, independente, vai ganhando forma, músicas como “Sexo Tântrico” já podem ser conferidas nos shows do grupo. Outras diversas faixas recentemente produzidas podem ser baixadas no site oficial da banda. Entre elas está “Combate”, que, com levada ao estilo Biohazard, tornou-se trilha sonora oficial do canal de lutas de mesmo nome.

Também disponíveis estão “Conversando Com O Espelho”, uma espécie de ‘‘rockabilly’’, “Sua Alma Vai Vagar Por Aí!”, que une o peso e a velocidade hardcore à métrica sagaz dos rappers da ConeCrewDiretoria, e “Um Cara de Sorte”, com violões e guitarras fazendo a cama para uma das melodias pop mais redondas já escritas pela banda. A julgar pela variedade e maturidade das novas canções do Detonautas (que conquistou o público presente no dia 2 de outubro no Rock in Rio, dividindo o palco com System Of A Down e Guns N’ Roses) e por toda a beleza e densidade sonora produzida pelo grupo ao longo de mais de uma década.


Conheça a La vile