Nhá Chica, Baependi

Nhá Chica, Baependi

Criada em 1954, a entidade é uma associação civil, filantrópica, beneficente e educacional, sem fins lucrativos. Fundada e dirigida pela Irmãs Franciscanas do Senhor, a Associação Beneficente Nhá Chica está situada em Baependi, Sul de Minas Gerais.

Missão

Acolher, promover e reconstruir a vida.

 

Objetivo

A entidade tem como objetivo principal dar continuidade a obra de Francisca de Paula de Jesus, Nhá Chica, ajudando os mais necessitados e promovendo a Fé em Nossa Senhora da Conceição e em Nosso Senhor Jesus Cristo.

Além do trabalho espiritual e de evangelização, as Franciscanas do Senhor promovem uma obra educacional com quase 200 crianças e adolescentes, entre meninos e meninas.

Em regime de seminternato as crianças são atendidas com aulas de reforço, educação física, educação musical, dança, artes manuais, informática, noções de higiene e sociabilização, alimentação, acompanhamento psicológico, com assistência estendida as famílias e ensino religioso.

Nhá Chica, Baependi

A entidade atende ainda as requisições da Justiça e acolhe crianças que passam por problemas em lares desestruturados e ficam na instituição até que o Ministério Público junto com o Juizado da Infância e da Adolescência encontrem uma família para acolhê-las ou que sejam reencaminhadas para suas casas.

Em sintonia total com a missão das Franciscanas do Senhor, congregação fundada na Itália em a 15 de outubro de 1885, e que nasceu com o propósito de ajudar crianças carentes, a Associação Beneficente Nhá Chica é parte integrante desta obra iniciada por Frei Angélico Lippani e continuada mundo afora pelas Franciscanas do Senhor em total sintonia com o que já fazia na mesma época Francisca de Paula de Jesus Nhá Chica: acolher os mais necessitados e ajudá-los em sua carência de alimento físico e principalmente proporcionar acolhida espiritual.

Nhá Chica, Baependi

Expediente

Congregação das Irmãs Franciscanas do Senhor

Provincial
Madre Cristina Alves Ribeiro

Diretora da ABNC
Irmã Claudine Ribeiro

Vice-Diretora da ABNC
Irmã Gertrudes das Candeia

Conselho de Comunicação
Irmã Sandra Aparecida Gontijo
Francisco Joaquim de Siqueira
Flávia Maria Maciel Neves
Yolanda Aparecida Fernandes
Eduardo Luiz Magalhães Brochado

Assessor de Comunicação e Jornalista Responsável
Sérgio Monteiro – MTB: 7697/02

Assessora de Imprensa
Nádia Ferreira

WebDesigner
Prodweb

Colaboradores
Wagner Fortunato


Guiada por uma grande força interior, Nhá Chica possuía uma fé inabalável, dedicando sua vida a servir a Deus e ajudar ao próximo. Com uma grande “intimidade” com a Imaculada Conceição, lhe chamava de “Minha Sinhá”, a quem sempre recorria em suas orações.

Havendo em todo o momento uma palavra de conforto e carinho, Nhá Chica era a “mãe dos pobres”, estendo sua fama para além das fronteiras físicas e temporais.

Nascida no ano de 1808, em Rio das Mortes, na cidade de São João Del Rei – MG, Nhá Chica se mudou para Baependi com oito anos de idade, junto de sua mãe e de seu irmão, se tornando órfã aos dez anos.

Escolhendo Baependi como a cidade onde passaria a sua vida, realizou na pequena cidade as suas obras, se mantendo presente na vida de cada morador, até os dias de hoje.

Nhá Chica faleceu aos 87 anos de idade, no dia 14 de junho de 1895, mas nem sua morte pôde conter a fé e confiança a ela dedicada por seus devotos.

Ainda em vida, seu nome se tornou conhecido, trazendo pessoas de longe para lhe pedir por orações, “nunca fiz milagres: eu rezo a Nossa senhora, que me ouve e me responde; é por isso que posso responder com acerto quando me consultam, e afirmo o que digo. É porque eu rezo com fé”.

Até os dias de hoje Nhá Chica se faz presente na vida dessa comunidade, aumentando cada vez mais o número de visitantes que vem à Baependi para conhecer a sua história e pedir sua intercessão.

 

Cerimônia de Beatificação | por Rafael Souza

 

CERIMÔNIA REÚNE MILHARES DE FIÉIS EM DATA HISTÓRICA NO BRASIL

 

Em dia de grande emoção, Baependi recebeu milhares de devotos que acompanharam a tão esperada data da Beatificação de Nhá Chica. Peregrinos de vários cantos do Brasil vieram prestar sua homenagem e ver de perto a “mãe dos pobres” ser elevada a “honra dos altares”. A cerimônia aconteceu às 15 horas, do dia 04 de maio deste mês.

Era madrugada ainda, quando os fiéis já chegavam e tomavam conta das ruas da cidade. Romarias, cavalarias, peregrinações, inúmeras foram as manifestações de fé, amor e devoção a “Santinha de Baependi”.

Nem o sol foi capaz de conter a multidão de cerca de 40 mil pessoas que se reuniu no local do maior evento religioso do Sul de Minas, acompanhando a cerimônia que durou quase 3 horas.

Presidida pelo Prefeito da Congregação da Causa dos Santos, Cardeal Ângelo Amato, representante do Papa Francisco, a celebração também foi conduzida pelo Bispo da Diocese da Campanha, Dom Diamantino Prata de Carvalho.

Com um coral de mais de 100 vozes da região, não houve quem não se emocionasse e fosse contagiado pela paz que tomou conta de cada canto de Baependi.

 

SANTUÁRIO NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO

 

O Santuário de Nossa Senhora da Conceição, – a Igreja de Nhá Chica – como é carinhosamente chamada pelo povo devoto é, sem dúvida, o templo mais visitado de Baependi.

A modesta capela construída por Nhá Chica em devoção à Imaculada Conceição, deu lugar ao Santuário de Nossa Senhora da Conceição, templo que recebe milhares de romeiros na expressão de sua fé. Nessa igreja, estão o túmulo e os restos mortais da Bem-Aventurada, Francisca de Paula de Jesus, mais conhecida como Nhá Chica, que se dedicou à fé e à caridade. Assim viveu até sua morte, em 14 de junho de 1895.

A ela são atribuídos milhares de graças alcançadas por sua intercessão.

Foi elevada a honra dos altares como Beata (ou Bem-Aventurada), aos 04 de maio deste ano, pelo Vaticano.

Localização do Santuário: Rua da Conceição, 165 – Centro.

Video

[RodUn]