Aiuruoca, Conheça em Minas Gerais
A Linda Aiuruoca
Esse lugar se chama Aiuruoca, nome indígena da pequenina cidade que significa “Toca do papagaio”, graças à enorme quantidade de papagaios que existiam nas montanhas da região.
A regra em Aiuruoca é relaxar e curtir as belezas da Mata Atlântica, numa região com inúmeras cachoeiras, trilhas, montanhas e bosques de araucárias.
Um lugar tão privilegiado que o visitante pode participar de atividades de turismo rural, ecológico, esportivo, de saúde, e também do turismo cultural. Seu acervo arquitetônico urbano e rural, as festas religiosas e as manifestações populares revelam as tradições e as histórias dessa secular comunidade.
No inverno, as temperaturas são extremamente baixas, conferindo ao local um charme especial, ideal para aproveitar as simples, mas confortáveis pousadas da região.
Obs.: Este município pertence ao Circuito Terras Altas da Mantiqueira.
Dicas de Viagem
O Pico do Papagaio é um dos principais atrativos da cidade.A origem do nome do pico deve-se à presença de grande quantidade dessas aves no local.
O pico tem a forma arredondada desenvolvendo-se em sentido horizontal, com várias pontas, terminando com uma grande rocha de altitude aproximada de 2.100 metros.
Nele encontram-se muitas nascentes d’água. O acesso é feito por trilhas estreitas de terra, acessíveis a pé ou a cavalo, não há infraestrutura nestes percursos. No sopé da montanha existem muitas propriedades particulares dentre elas, a comunidade Santo Daime.
Pontos Turísticos
O município conta com mais de 80 cachoeiras de rara beleza cênica, algumas imperdíveis (contrate um guia local, pois os caminhos têm bifurcações e a chance de se perder é grande):
1 – Cachoeira da Lage
Localizada na Fazenda da Lage, a 17 km de Aiuruoca é composta por uma única queda e um poço raso para banho. Fica próxima da Cachoeira Duas Quedas (cerca de 3km).
É possível entrar debaixo da queda e ver a água cair à frente e também possibilita duchas muito refrescantes.
O carro pode ser deixado há uma distância de apenas dez metros da cachoeira que é ideal pra quem quer andar pouco e também levar crianças ou viaja na companhia de idosos ou pessoas que não estejam acostumadas a longas caminhadas, ou ainda, caminhadas curtas com um nível de dificuldade maior. Qualquer pessoa chega atá a cachoeira da Lage com muita facilidade
2 – Retiro dos Pedros
Localizado a uma altitude de 2200 metros. Uma vista maravilhosa que vale a pena conhecer.
3 – Cachoeira dos Garcias
É a cachoeira mais visitada da região, devido sua beleza. Apresenta uma queda d’água de 30 metros e ótima piscina natural. A trilha de acesso a cachoeira é de 20 min. e é indispensável a presença de um guia.
4 – Caldeirões
Os Caldeirões são muito procurados por estarem próximos do Centro. O local é bom para nadar e os mais corajosos podem descer o trecho do rio de caiaque ou bóia.
5 – Pocinho
Numa área verde fechada, a cinco quilômetros do centro da cidade, à beira da estrada que segue para Alagoa, encontram-se piscinas, poços e duchas naturais.
E o chamado Pocinho do Badóglio, cujas águas nascem em torno do Pico e descem formando um “balneário” da população e visitante.
6 – Cachoeira Deus-me-livre
Localizada 5 km do centro, a cachoeira conta com 3 quedas d’água principais, terminando em uma bela piscina natural, muito boa para banho.
7 – Antiga Usina
Cachoeira da Usina Localizada na represa da antiga usina elétrica de Aiuruoca. No topo da cachoeira há uma pequena barragem onde é possível o nado.
Deste ponto segue em corredeira por uma longa queda. A vegetação em torno do local é de mata nativa, proporcionando uma caminhada agradável.
8 – Cachoeira do Batuque
Ótimas duchas e queda d’água de 25m (mas não possui poço). Uma caminhada de cerca de 25 minutos é necessária, a partir da Pousada do Batuque. Estrada para o Matutu, a 12 km.
9 – Cachoeira das Fadas
A mais indicada para ir com crianças, com acesso fácil e poço bom para banho, com águas cristalinas. A trilha, de apenas 300 metros.
10 – Cachoeira do Fundo
Com seus 130m de queda livre, é a mais alta do município (mas não possui poço). Para se chegar, é necessário caminhar por trilha cerca de duas horas. Os passeios partem do Casarão, no Vale do Matutu, a 20 km.
Visite também a Reserva Natural Matutu, com vegetação de Mata Atlântica e várias trilhas que levam a cachoeiras como (estreito, pinheiral e outras).
Características
Município situado na Serra da Mantiqueira, bem ao pé do Pico do Papagaio, Aiuruoca possui dezenas de cachoeiras, bosques de araucárias e trechos de Mata Atlântica e seu clima torna-se muito frio durante o inverno.
Oferece excelentes locais para prática de trekking, escalada, montanhismo, rapel, cannuoning, mountain bike, cavalgada e off-road.
É considerada uma das cidades sagradas do Brasil, com alto grau de vibração energética, atraindo esotéricos.
Suas maiores atrações são o Pico do Papagaio e a reserva ambiental de matutu.
Destaca-se na produção leiteira e conta com diversas indústrias de laticínios.Seu carnaval antecipado é o pioneiro e um dos mais conhecidos do brasil, chegando muitas vezes na marca de 40.000 pessoas
na rua e na época do carnaval propriamente dito, os habitantes se recolhem em retiro, tradição de mais de 60 anos.
Sua infra-estrutura é simples, com algumas pousadas e hotéis. Seu nome significa, na língua indígena, Casa do Papagaio e sua padroeira é Imaculada Conceição.
Localização: Município da Região Sul/Sudoeste do Estado de Minas Gerais
Área 650,6 km²
Limites: Cruzília, Minduri, Serranos, Seritinga, Carvalhos, Bocaina de Minas, Baependi e Alagoa
Altitude: 974m
Clima: Ameno e úmido
Temperatura média anual: 20º C
Distância da Capital: 435 Km
Economia: Agropecuária e indústria de laticínios
Divisão Administrativa: Aiuruoca-sede
População: 6.459 habitantes (2000)
Criação do Município: 14 de agosto de 1834
CEP: 37450-000
DDD: 33
Horários de ônibus
5:20 hs – VIAÇÃO SANDRA Saindo de Aiuruoca passando por Baependi, Caxambu, Cruzília indo em direção a BH, circula de Segunda à Sábado às 5:20hs e aos Domingos às 6:20 hs venda de passagens no ônibus.
11:15 hs – VIAÇÃO SANDRA Saindo de Caxambu às 10h passando por Baependi chegando em Aiuruoca às 11h e saindo de volta pra Caxambu e Baependi às 11:15 hs, circula de Segunda à Sexta venda de passagens no ônibus.
19:15hs – VIAÇÃO SANDRA Saindo de BH às 11h passando em Caxambu às 18:20hs e Baependi às 18:35hs chegando em Aiuruoca às 19:15hs.
10:00 hs – VIAÇÃO SANTA CRUZ Saindo de Juiz de Fora às 7h passando em Aiuruoca às 10h indo em direção a Baependi, Caxambu, Cambuquira, Três Corações, Varginha e Alfenas, circula de Segunda à Sábado venda de passagens na lotérica.
16:00 hs – VIAÇÃO SANTA CRUZ Saindo de Alfenas passando por Varginha,Três Corações,Cambuquira, Caxambu às 15h e Baependi às 15:15hs entrando em Aiuruoca às 16h indo em direção a Bom Jardim de Minas e Juiz de Fora, circula de Segunda a Sábado às 16h e aos Domingos às 17h porque ele passa em São Lourenço venda de passagens na lotérica.
23:20hs – VIAÇÃO COMETA Passa em Aiuruoca às 23:20hs indo em direção a Cruzeiro, Aparecida, Taubaté, São José dos Campos, São Paulo este horário é apenas aos Domingos venda de passagens no ônibus.
1:30hs – VIAÇÃO COMETA Saindo de São Paulo nas Sextas feiras às 18:50hs passando por São José dos Campos, Taubaté, Aparecida, Cruzeiro, Caxambu chegando em Aiuruoca à 1:30hs.
Telefones das viações em Caxambu:
VIAÇÃO SANTA CRUZ: (35) 3341-6889
VIAÇÃO COMETA: (35) 3341-5566
VIAÇÃO SANDRA: (35) 3341-5040
VIACÃO CIDADE DO AÇO: (35) 3341-1059
Telefone Cibele Loteria – Aiuruoca – (35) 3344-1565
Video
Mapa
Curta nossa página do Visite Minas no FaceBook
Mais Notícias sobre Aiuruoca ? Veja mais notícias sobre Aiuruoca