Diamantina2010 006

Biribiri, um paraíso e simplicidade em Minas Gerais

A 300km de Belo Horizonte e a 14Km do centro de Diamantina, está localizada a vila de Biribiri, uma antiga fábrica de fiação e tecidos que foi construída, em 1877, para empregar mulheres pobres do Vale do Jequitinhonha. Atualmente, moram na vila três adultos, uma criança e um vira-lata (Mequetrefe).

vila de Biribiri foi idealizada pelo então bispo de Diamantina, João Antônio Felício dos Santos, e seus familiares. O nome da vila em tupi-guarani, significa buraco fundo, numa alusão à sua localização, entre o sopé de uma montanha e o leito de um curso d’água.
O terreno acidentado do local viabilizou o uso de energia produzida por pequenas usinas que eram acionadas pela força das quedas-d’água da região. Nos bons tempos da produção,Biribiri chegou a ter escola para os filhos dos empregados, consultório odontológico, pensionatos e armazém.

Na tevê e no cinema, a vila de Biribiri esteve como cenário. Eles são: Filme Dança dos bonecos, de Helvécio Raton; Xica da Silva, de Cacá Diegues; e A hora e a vez de Augusto Matraga, de Vinícius Coimbra. Na telinha, despertou a atenção dos roteiristas da novela Irmãos coragem e do seriado Rosa dos rumos.

Em 1970, a vila chegou a ser colocada à venda pelo mínimo de US$ 2 milhões. A notícia da venda ganhou destaque na imprensa nacional e internacional, mas não houve interessados em desembolsar a fortuna e hoje, a vila não está a venda.

Conservação

A vila possui uma igreja que está em reforma. As casas que serviram como moradias dos funcionários, estão em bom estado de conservação. Elas estão à disposição de quem deseja alugá-las para uma temporada mas muitos turistas preferem passar o dia na vila.
Na vila há também um restaurante, batizado de Raimundo sem braço. O proprietário, sr. Raimundo, precisou amputar o braço direito, depois de uma infecção causada por um tratamento malfeito.

Atrativos Naturais

Com área de 16,9 mil hectares, o Parque Estadual do Biribiri, está inserido no complexo da Serra do Espinhaço. Quem a visita a vila se encanta não somente por seu casario, mas também pelas paisagens de beleza cênica, com seus rios de leitos de pedras, formando cachoeiras e atravessando campos. A área abriga várias nascentes e cursos d’água: o Rio Biribiri, que moveu as turbinas da hidrelétrica geradora da força motriz da fábrica de tecidos; o Rio Pinheiros e diversos córregos, sendo os mais famosos o Sentinela e o Cristais.

Biribiri, um paraíso e simplicidade em Minas Gerais

Biribiri, um paraíso e simplicidade em Minas Gerais

Biribiri, um paraíso e simplicidade em Minas Gerais


Biribiri, um paraíso e simplicidade em Minas Gerais

Video

Mapas:

Como Chegar : De Diamantina

Como Chegar : De Belo Horizonte

Curta nossa página do Visite Minas no FaceBook