Canjiquinha com Costelinha
Canjiquinha com Costelinha
A canjiquinha, também conhecida por quirera de milho ou péla égua, é uma iguaria mineira que constitui-se de milho triturado grosseiramente até esfarelar-se (a ponto de não passar por uma peneira) sendo cozido com carne suína e outros temperos caseiros. Normalmente é servida em prato fundo, acompanhada de couve picada fina, refogada, com pimenta.
A verdadeira data da origem do preparo da canjiquinha é desconhecida, porém há documentos relatando seu preparo por volta de 1749.
INGREDIENTES
600 a 800 g de costelinha carnuda cortada em pedaços pequenos
3 ou 4 tomates bem maduros
1 cebola de cabeça grande
tempero caseiro de alho
1/2 pacote de canjiquinha
salsinha e cebolinha
1 molho de couve
MODO DE PREPARO
Temperar a costelinha a gosto, fritar até ficar bem morena. Retirar o excesso de óleo. Juntar a cebola para refogar e depois o tomate (sem pele e picado miúdo). Deixar fritar um pouco e colocar água para cozinhar.
Ir colocando água aos poucos para o final, quando a costelinha estiver quase cozida, ainda restar mais ou menos uns 2 litros de caldo. Lavar a canjiquinha e deixar escorrer.
Depois de bem escorrida, refogar com o óleo que você retirou da costelinha e o tempero de alho (como se fosse arroz). Colocar um pouco de água, (ir acrescentando pouco a pouco) para cozinhar e não ficar com caldo.
Quando estiver quase cozida, juntar com a costelinha e o caldo para finalizar o cozimento. Acrescentar o necessário de sal, 1 caldo de carne, etc. Deixar com caldinho. Quando estiver cozida, acrescentar a couve rasgada, mexer e apagar o fogo. Colocar salsinha e cebolinha a gosto.
Gostou da Canjiquinha com Costelinha? Comente!
[Cul]