Cruzeiro do Barão é restaurado em Capim Branco

Cruzeiro do Barão é restaurado em Capim Branco

O Cruzeiro do Barão, localizado no Bairro Jardim Planalto, foi construído por volta do ano de 1910 em um ponto alto que proporciona uma vista panorâmica da cidade.  O Cruzeiro recebe visitações o ano todo, especialmente em duas datas: Dia de Santa Cruz e Sexta-Feira da Paixão. Devido a sua importância histórica para a população capim-branquense, foi tombado como Patrimônio Municipal no ano de 2009.

No ano de 2012 passou por uma reestruturação e pela primeira etapa de restauração. No mês de novembro de 2013, a obra executada pela empresa SRT Restaurações, da cidade de Ouro Preto, foi retomada, sendo concluída neste mês de janeiro.

O Cruzeiro, que estava em estado avançado de degradação, passou por um processo de higienização química e mecânica, obturação de fissuras e restauração da madeira original.

O Conselho de Patrimônio Histórico Cultural e a Administração Municipal preocupam-se em realizar ações de conservação dos bens de grande relevância histórica, artística e religiosa que identificam a cultura da comunidade.

[RodUn]