Nota oficial sobre os desastres em aimorés
Nota oficial sobre os desastres em aimorés
NOTA OFICIAL DE ESCLARECIMENTO
SOBRE OS DESASTRES OCORRIDOS PELA CHUVA NO MUNICÍPIO DE AIMORÉS
O nosso Município foi alvo de três fortes chuvas ocorridas em dias intercalados em cerca de uma semana. Por conseguinte, considera-se o período chuvoso, cuja chuva foi se acumulando e a forte cheia dos Rios Manhaçu e Doce, este último que inclusive fez com que suas águas banhassem o cais novo da cidade, faltando cerca de 60 cm para transpor.
Os Córregos Natividade, Salgado e Chucha transbordaram, registrando um volume de água, para alguns, até inédito (como no Córrego Natividade), fato que fez alagar e danificar diversos imóveis na cidade, especialmente na Barra Preta, Centro, Avenida Liberdade.
Ao mesmo tempo o bairro Barra do Manhuaçu foi totalmente inundado pelas cheias dos Rios Doce e Manhuaçu, desabrigando diversas famílias. O bairro Santo Antonio do Rio Doce também foi atingido pela cheia do Rio Doce.
As estradas do Município foram danificadas, distritos ficaram sem acesso. A comunicação foi precária. Faltou água em alguns distritos como Santo Antonio do Rio Doce e Tabauna, devido à falta de energia, deixando o SAAE, em decorrência, sem operação eventualmente nos referidos lugares.
O número de casas atingidas pelas águas das chuvas, enchentes, córregos ou rios está em torno de 1.500. O número de pessoas atingidas de alguma maneira chega a 6.000 ou mais. Há pessoas em abrigos/alojamentos e em casas de amigos ou parentes. Trata-se de um levantamento preliminar, pois nas ocasiões em que estavam sendo feitos os levantamentos, as chuvas novamente atingiam impedindo tal trabalho, voltando a Defesa Civil e a Prefeitura a concentrar suas forças nas ajudas, salvamentos e resgates.
A cidade ficou quase toda tomada de barro e lama, com calçamentos e asfalto danificado. Pede-se até precaução aos transeuntes.
Há uma semana, o Gabinete do Prefeito Municipal foi transformado na Central e Coordenação da Defesa Civil, coordenando e distribuindo as ações e tarefas. Há uma semana os serviços na Assistência Social não param, produzindo mais de 2.000 marmitex por dia, além de distribuição emergenciais como água, pão, leite, água potável, colchão e roupas. A distribuição dessas ajudas humanitárias serão intensificadas e feitas em cada bairro, assim que as águas baixarem e a situação forem se normalizando. Da mesma forma as equipes da Secretaria de Saúde não param. A Secretaria de Obras, Viação e Serviços Públicos está trabalhando diuturnamente, com desobstruções de vias, córregos, pontes, estradas, inclusive e até mesmo as BR’s 474 e 259, cujas obrigações seriam dos Governos Federal ou Estadual (DNIT ou DER). Independente a isso, foram desobstruídas com forças próprias municipais, com ajuda de terceiros e do SAAE, pois do contrário a cidade ficaria sem acesso algum, inclusive nos distritos.
A Defesa Civil operou de forma incansável todos esses dias. A Prefeitura e a Defesa Civil contaram ainda com a colaboração de empresários, produtores, comerciantes, empresas em geral, além de alguns cidadãos que estão contribuindo brilhantemente com esse intenso trabalho.
O Prefeito Municipal e sua Administração lamentam profundamente por todos esses desastres ocorridos que atingiram e causaram prejuízos aos aimoreenses, desastres esses que não puderam ser evitados por serem fenômenos naturais que fogem ao alcance de um administrador.
O Prefeito informa que além dos trabalhos acima, lutará arduamente na busca pelos reparos necessários e pela reconstrução da cidade, com recursos próprios (mesmo diante das limitações) e através de empenho na busca de recursos junto aos Deputados Estaduais, Federais, Governo Estadual e Governo Federal.
Para esclarecimento de todos, as providências já estão sendo tomadas, contatos já foram feitos e inclusive conseguimos a vinda na cidade de Autoridades como Deputados Estadual e Federal para avaliarem a situação, além da presença do Excelentíssimo Senhor Governador do Estado (Antonio Anastasia), que na data de hoje visitou a cidade, bairros e se comprometeu junto ao Prefeito Municipal em disponibilizar mais recursos e verbas para ajuda humanitária, além de recursos para limpeza e reconstrução da cidade, e ainda ajuda para com os reparos e necessidades do Hospital local. Segundo o mesmo, disponibilizará recursos estaduais e se empenhará na busca também junto ao Governo Federal.
Já conseguimos junto ao Governo Estadual, equipes da Defesa Civil Estadual, do Corpo de Bombeiros e ajuda humanitária. Conseguimos até mesmo um helicóptero que foi fundamental para socorrer as emergências dos distritos sem acesso ou comunicação, levantando necessidades, levando remédios, água, alimentação, transportando pessoas necessitadas e até mesmo funcionários da CEMIG para reparar redes e então restabelecer a energia elétrica e em consequência o serviço de água. O Prefeito se empenhou pessoalmente nessas ações. Os êxitos foram e estão sendo grandes no atendimento e salvamento com a aeronave cedida pelo Governo do Estado e Gabinete Militar.
Na data de hoje o Governador do Estado já acelerou a doação e envio de 02 caminhões-caçamba para o Município, os quais chegarão nesta sexta-feira. Estará ainda disponibilizando mais auxílio.
A Administração conta com a colaboração da população, com o empenho e compaixão dos munícipes para mutuamente se ajudarem, além da compreensão de todos, pois os trabalhos serão enormes. A reconstrução de toda a cidade, incluindo reparo das ruas, calçamentos, asfaltamentos, bueiros, redes, pontes, desassoreamento de córregos e reconstrução de todas as estradas do interior demandarão tempo, muito trabalho e recursos financeiros. Mas essa Administração estará trabalhando seriamente e buscando praticar as devidas soluções para restabelecer a ordem no município.
A todos aqueles que até o momento se mostraram incansáveis nos trabalhos de auxílio, socorro e atendimento em geral, desde já, em nome de toda a comunidade de nossa cidade, deixo meus cumprimentos e sinceros agradecimentos!
ALAERTE DA SILVA
Prefeito Municipal
Adm 2013/2016
[Rod]