câmara municipal ouro preto

Projeto foi aprovado por unanimidade e torna todas as votações abertas.
Regimento interno da casa foi modificado.

Vereadores de Ouro Preto, na Região Central de Minas, aprovaram, nessa quinta-feira (21), durante sessão ordinária o fim do voto secreto na Câmara Municipal.

Para aprovação do projeto de lei que modifica o regimento interno, havia a exigência da presença mínima de dois terços dos 15 parlamentares. Ao todo, 13 vereadores votaram a favor da extinção do voto secreto e dois não estavam presentes na hora da votação. A partir de agora, todas as votações serão abertas, incluindo eleição da Mesa Diretora e cassação de mandatos dos parlamentares.

O projeto de lei começou a tramitar em junho deste ano e foi proposto pelo vereador e vice presidente Wander Albuquerque (PDT) e pelo vereador Chiquinho de Assis (PV). Outros cinco, incluindo o presidente Leonardo Barbosa (PSDB), mais conhecido como Léo Feijoada, apoiaram e assinaram o projeto quando começou.
Segundo o vice presidente, a intenção de alguns vereadores era que a proposta fosse aprovada na mesma época em que começou a tramitar.

“Queríamos que o projeto tivesse sido votado e aprovado em junho, só que, quando o apresentamos, alguns vereadores não concordaram e apresentaram dúvidas e resistência. Principalmente em relação a votação da eleição da Mesa. Então tivemos que ir conversando, explicando e mostrando para eles que era a melhor decisão a tomar para a nossa cidade. Por isso, esperamos um pouco e agora conseguimos aprovar.”

Albuquerque ainda ressaltou que o principal objetivo da Casa, com a aprovação, é poder dar total transparência das atividades exercidas pelo legislativo.

“Queríamos aprovar este projeto porque é o mínimo que nós, vereadores, poderíamos fazer. É direito do eleitor saber o que seus representantes estão fazendo aqui dentro da Câmara. Queremos que o cidadão de Ouro Preto tenha total clareza do que acontece, por isso foi uma decisão importantíssima. Estamos muito felizes e orgulhosos”, avaliou o parlamentar.

 

[RodUn]