Prefeitura entrega 650 óculos para população - Minas Gerais -Visite MinasPrefeitura entrega 650 óculos para população

A Prefeitura de Itabira entregou na manhã de quinta-feira (19), 650 óculos de grau para os usuários da rede municipal de saúde. A ação aconteceu por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), no teatro do Centro Cultural.

Prefeitura entrega 650 óculos para população - Minas Gerais -Visite Minas

O prefeito Damon Lázaro de Sena disse que esta ação atende a uma grande demanda da sociedade. “Hoje, estamos entregando 650 óculos, mas nós pretendemos atender a toda a população que necessita do produto. Além disso, a ótica que nos atende agora possuiu produtos de excelente qualidade. E nós vamos cobrar para que esta qualidade seja mantida. Este é um trabalho que nós procuramos fazer para atender a toda a população”, declarou o prefeito.

Prefeitura entrega 650 óculos para população - Minas Gerais -Visite Minas

De acordo com a chefe do departamento de Policlínica, Lídia Morais de Lima Pena, a meta para o ano que vem é atender a necessidade da população e distribuir, aproximadamente, 200 óculos por mês. “São óculos para pacientes da rede pública e particular que serão confeccionados de acordo com a receita de cada usuário, independente do grau ou do tipo da lente”.  Os pacientes também podem escolher o tipo de armação e o modelo que proporcione maior conforto e adaptação a cada usuário.

Representando o secretário municipal de Saúde, Reynaldo Damasceno, a secretária-adjunta Mirian Lage Fernandes anunciou que algumas cirurgias oftalmológicas já estão disponíveis na rede municipal de saúde. “Nós já estamos realizando as cirurgias de baixa e média complexidade. No entanto, as cirurgias de alta complexidade ainda são encaminhadas para Belo Horizonte. A nossa intenção é realizar todos os procedimentos cirúrgicos aqui no município, uma vez que já contamos com profissionais para isso. O que falta agora é resolver a questão do espaço físico para a realização das cirurgias”, disse Mirian Lage. O planejamento realizado pelo governo municipal, segundo a secretária-adjunta de Saúde, é de que no próximo ano todas as cirurgias sejam realizadas em Itabira.

Prefeitura entrega 650 óculos para população - Minas Gerais -Visite Minas

 

Como proceder
A Prefeitura de Itabira distribui os óculos, de acordo com a prescrição do oftalmologista, para todos os usuários da rede pública ou particular de saúde.

As pessoas que possuem algum problema de visão devem procurar as unidades de saúde para agendar uma consulta com um oftalmologista que deverá prescrever a receita para a confecção dos óculos. Depois da consulta, o interessado deve entregar a receita no PSF da sua região que a encaminhará para a Policlínica. “Assim, depois que os óculos forem confeccionados, são encaminhados para o PSF de origem para que o paciente possa buscá-lo”, esclareceu Lídia Pena.

Entenda mais
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, em janeiro deste ano um grande número de receitas de óculos, referentes a 2012, estavam vencidas. Ainda em janeiro, a Prefeitura de Itabira realizou uma nova licitação para a contratação de uma ótica para confecção dos óculos. A partir daí, houve mobilização dos servidores da SMS para que todos os pacientes portadores de receitas vencidas fossem novamente atendidos para a validação das receitas oftalmológicas.

A rede municipal de saúde possui hoje um grupo de oftalmologistas que prestam atendimentos ambulatoriais no Hospital Carlos Chagas (HCC) e na sede do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Centro-Leste (Ciscel). As cirurgias oftalmológicas realizadas no município, acontecem no HCC. Os procedimentos cirúrgicos a serem realizados na sede do Ciscel, estão previstos para começar no início de 2014.

Neste ano, a SMS conseguiu a adesão do município ao programa do Governo Federal “Olhar Brasil”. Por este programa, são realizadas triagens oftalmológicas em crianças, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e em idosos a partir do primeiro atendimento nos PSF´s. Todo atendimento sequencial é realizado no HCC e no Ciscel.

Outro ganho para o município foi a adesão ao Programa Glaucoma. Os pacientes com suspeita da doença são atendidos no HCC e têm acesso à toda medicação prescrita pelo médico. Até agosto de 2013, data da adesão do município ao programa, este atendimento era realizado em Belo Horizonte.

[RodUn]