Alvorada de Minas

Alvorada de Minas, sua parada é aqui!

Vizinho de Conceição do Mato Dentro, Dom Joaquim e Serro, o município de Alvorada de Minas estava ligado às atividades mineradoras nos primeiros anos do século XVIII. Nessa época, o povoado era denominado Santo Antônio do Rio do Peixe, ou, simplesmente, Rio do Peixe. Tornou-se distrito de Serro em 1836 e obteve sua emancipação em 1962.

Alvorada de Minas é um lugar muito tranqüilo, com belas paisagens naturais, favorável para longas caminhadas. Um fim de semana em contato com seus campos de flora intocada é ideal para recarregar as baterias para mais uma semana de trabalho.

Aproveite para conhecer a Cachoeira da Campina, com águas cristalinas em meio a um cenário de pedras e uma abundante vegetação. O Rio Landim, próximo a Itapanhoacanga, a uma distância de quatro quilômetros da cidade, é um dos lugares prediletos dos moradores de Alvorada.

Para quem gosta de acampar e para os adeptos do alpinismo, a dica é a Cachoeira da Escadinha de Baixo, no Riacho Escadinha. A queda mais alta, de 15 mestros, faz um grande estrondo ao cair em um bacião de pedra: um fenômeno maravilhoso!

 Localização

Alvorada de Minas – Cidade com uma população de aproximadamente 3.662 habitantes sendo, 1.857 do sexo masculino e 1.805 do sexo feminino. Faz parte do Estado de Minas Gerais, com cerca de 376 kilômetros quadrados de área. Possui uma densidade populacional de quase 9.74 habitantes por Km quadrado segundo o IBGE.

Altitude: 657 m.

Principais Distâncias:
Belo Horizonte – 200KM (Via Conceição Do Mato Dentro)
Belo Horizonte – 340KM (Via Curvelo)
Conceição do Mato Dentro -50KM
Serro -15KM
Diamantina – 105KM

Pontos Turísticos

 Cachoeira do Landim

Ponto Turistico: Cachoeira
Descrição: Possui uma água cristalina, caldeirões, cachoeira, pedras e uma abundante vegetação circundante. O rio Landim fica bem próximo a Itapanhoacanga (somente 4 km), sendo constantemente visitado pelos moradores da região.

Alvorada de Minas

Capela de Nossa Senhora do Rosário – Itapanhoacanga

Ponto Turistico: Atrativo Histórico / Cultural
Descrição:

Não foram encontrados documentos que comprovem qual a data e a história da construção desta capela, mas trata-se de uma construção do período colonial. Possui características do estilo neoclássico e do ciclo do rococó, supondo-se que sua edificação tenha ocorrido em um período de transição, entre a última década do século XVIII e as duas primeiras do século XIX. Nela são realizadas a Festa do Rosário de Adultos em julho, e a Festa do Rosário Mirim, em outubro. Constitui-se em um atrativo urbano do distrito.

Destaca-se na capela a decoração pictórica dos forros da nave, capela-mor e paredes laterais desta última. Estas pinturas são de estilo rococó, e se encontram em precário estado de conservação, sobretudo a do forro da nave, com representação da Assunção da Virgem no medalhão central. Na capela-mor temos, no forro, a Virgem do Rosário, com São Benedito e Santa Efigênia e, nos painéis laterais, cenas da vida de São José – à esquerda o Sonho de São José e a fuga para o Egito e à direita a Oficina do Carpinteiro José.

Itapanhoacanga

Fotos


no images were found

Video


Mapa



Curta nossa página do Visite Minas no FaceBook

Mais Notícias sobre Alvorada de Minas ? Veja mais notícias sobre Alvorada de Minas